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  • Rebeca Lobo

Por que melhorar a gestão dos processos e trabalhar de forma cooperada com os franqueados?



O segmento de alimentação é o mais representativo no mercado de franchising brasileiro, que corresponde a quase 28% do setor, segundo último relatório da ABF. O destaque do segmento fica para as redes de alimentação saudável que apresentam o maior índice entre as categorias analisadas, com aumento de mais de 25% em sua receita no ano de 2018.


E é nesse contexto que a rede de franquias Saladices vêm se tornando referência no mercado.


Criada em 2016, a Saladices promove o acesso prático a uma alimentação saudável, trazendo ingredientes orgânicos, livres de agrotóxicos e conservantes, que compõem um equilibrado e saboroso cardápio de saladas, lanches e sucos.


A rede, que possui sede e loja modelo em Florianópolis, conta com 14 unidades em funcionamento espalhadas pelas regiões sul e sudeste do país e a previsão para 2020 é fechar o ano com 40 unidades.


Assim como em diversas redes, um dos principais desafios da Saladices estava relacionado à gestão dos processos operacionais.


O controle operacional da rede era feito por diversos canais de comunicação - como e-mails, ligações e mensagens por aplicativo - o que na maioria das vezes gerava perda de informação e uma grande dificuldade de acompanhar as interações relacionadas a processos triviais da franqueadora.


Exemplos disso eram envio de relatórios, compartilhamento de materiais para redes sociais ou até mesmo para compreender alguma situação com um fornecedor específico, gerando descentralização das informações e forte atrito no relacionamento com os franqueados.


Para a Saladices, era essencial acompanhar mais de perto as franquias e assegurar a transmissão de todas as orientações e alinhamentos a todas as suas unidades franqueadas. Por isso, sentiu a necessidade de ter uma solução que possibilitasse a gestão e comunicação com as franquias feita de forma prática e centralizada.


Então, como trabalhar de forma cooperada e com transparência nos processos?


Primeiramente, é interessante mencionar alguns dos fatores mais importantes para o sucesso de uma rede: suporte e comunicação eficientes com o franqueado, a transmissão de know-how e o investimento em tecnologia.


Foi pensando nisso que a Saladices escolheu a Yungas como parceira-chave para superar esses desafios.


A rede substituiu o e-mail, listas de transmissão e grupos de whatsapp, centralizando toda a comunicação com os franqueados via Yungas que, além de organizar as mensagens, permite também o monitoramento dos usuários que receberam os comunicados.


Hoje eles utilizam a plataforma para passar instruções, enviar relatórios ou comunicar as franquias sobre qualquer outro tipo de assunto.


Nesses 7 meses de parceria, foram mais de 1600 comunicados recebidos por usuários da Saladices. Se já é difícil acompanhar os grupos da família e amigos, já imaginou organizar tudo isso de informação por e-mail ou whatsapp junto e misturado? Para a Saladices e seus franqueados, agora ficou muito mais fácil fazer essa gestão.


Além disso, a Saladices passou a disponibilizar pela plataforma diversos materiais, sejam manuais de treinamento, materiais de PDV, vídeos de receitas e todo tipo de conteúdo de marketing.


Só nos primeiros 30 dias de 2020, os franqueados da rede já acessaram mais de 650 arquivos na Yungas. Lá eles conseguem visualizar e baixar todos esses arquivos de forma muito mais prática.


É importante também mencionar que a padronização eficaz dos processos é fator essencial para o sucesso de redes deste segmento, o que exige da Saladices uma forte fiscalização da operação e das lojas de franquia.


Esse controle da gestão de qualidade é feito com ações tanto de preenchimento de checklists como também da realização de pesquisas de satisfação do franqueado, como a de NPS - realizada periodicamente na plataforma, o que viabiliza a atuação da franqueadora com um trabalho muito mais preditivo, proativo e orientado para o sucesso dos franqueados.


Tanto o engajamento na plataforma quanto a satisfação e a padronização medidas na Yungas são índices que compõe o health score, métrica gerada na plataforma e usada pela Saladices para medir a “saúde” de suas unidades.


O health score é tão assertivo que a unidade que está na última posição no ranking é a que está em processo de fechamento. Dessa forma é possível ter uma maior previsibilidade sobre o crescimento ou risco da franquia e passar a tomar ações mais assertivas.


E, lógico, perguntamos para uma das responsáveis pela gestão das franquias, Cibele Oliveira, quais os reais benefícios da Yungas na Saladices, ela falou:

“Acho que o maior ganho que tivemos foi a organização dos processos. Hoje na operação, toda mudança que ocorre a gente avisa e envia pelo Yungas, principalmente relacionado à mudanças na gestão da qualidade. Nossa nutricionista, por exemplo, utiliza muito o Yungas para enviar fichas técnicas atualizadas e por meio do Yungas a gente consegue enviar para todos.”

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Quer saber como ser um franqueado Saladices? Clique aqui


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