• Laís Cândido

O que estamos fazendo com nossos clientes frente a crise?



Todos nós estamos sendo bombardeados de notícias sobre o COVID-19 todos os dias, sejam elas positivas ou negativas.


Com isso, muitas empresas e empresários estão se unindo para minimizar os prejuízos causados pela pandemia, alguns oferecem mentorias/consultorias, ou realizam webinars, por exemplo.


Hoje compartilharemos 7 ações realizadas por nós, aqui da Yungas, que vêm trazendo resultados positivos para os nossos clientes. São elas:


1. Estimular parcerias entre nossos clientes


Temos clientes de todos os segmentos, por isso está sendo de extrema importância fortalecermos essa rede incentivando parcerias.


Hoje conseguimos conectar cervejarias com plataforma de delivery, por exemplo. Ou, em alguns casos, buscar plataformas de delivery que atendem em localidades específicas para suprir essa necessidade deles.


Em casos especiais, onde uma parceria não traria reais benefícios, focamos em compartilhar as boas práticas já vistas por nós.


2. Realizar treinamentos e testes durante o fechamento das unidades


Esse é o momento perfeito para realizar novas implantações de sistemas, treinamentos e testes com a equipe.


Com as lojas fechadas, é importante manter a conexão franqueadora-franqueados e deixar claro que, apesar dessa situação, a rede continua unida e os investimentos (ainda que reduzidos financeiramente) serão realizados para o desenvolvimento de todos.

3. Observar quais plataformas podem ser otimizadas para reduzir custo


Antes de pensar em reduzir o pessoal, é necessário olhar para todas as plataformas contratadas hoje pela rede e garantir que elas estão sendo utilizadas ao máximo!


Uma situação clara: na Yungas oferecemos diversos módulos, como o de pedidos, por exemplo, porém alguns clientes optaram por manter uma plataforma antiga em sua rede exercendo essa função, apenas por comodidade. Este é o momento que permite testes, em que eles realizam a troca de plataforma, se surpreendem e ainda reduzem custos!


Observe os sistemas que você contrata, analise as métricas e explore ao máximo, ou reveja internamente sua necessidade.


Lembre-se: essa situação não é definitiva. Além de você aumentar a confiança de seus funcionários mantendo-os no time, eles estarão ainda mais motivados para alavancar o nome da marca! Eles já estão treinados e alinhados com o seu propósito.

4. Ouvir todos os franqueados!


Essa é a ação que traz mais resultados positivos (no longo prazo). Manter uma comunicação ativa e transparente com a rede fortalece a confiança.


Neste momento, uma das coisas mais importantes para os franqueados é que ouçam as suas angústias e tenham empatia. Assim como nós, eles também sentem medo de precisarem fechar o negócio.


Por isso, ouça: faça levantamentos, ligações, pesquise! Veja o que ele tem a dizer e absorva tudo que pode ser positivo para a rede, atitudes e mudanças que podem ser realizadas para caminharem juntos rumo ao sucesso.

5. Realizar pesquisa de NPS com os franqueados


Aproveitamos esse momento para realizar as pesquisas rotineiras de NPS com as nossas redes, ajudando as franqueadoras a criarem planos de ação para serem realizados na retomada das atividades.


Não há nada melhor do que a percepção externa do negócio. Ouça novamente o que os franqueados têm a dizer!


6. Estreitar a relação


A melhor oportunidade para criar relações duradouras é durante momentos difíceis. Sejam elas com fornecedores, franqueados, clientes…


Aqui na Yungas, estamos realizando rápidas reuniões semanais, como um check-in, para acompanharmos a situação de cada um de nossos clientes e funcionários, compartilhando entre eles quais atitudes positivas estão sendo tomadas.


7. Estamos atuando como consultores para nossos cliente


Como conseguimos executar estas 6 ações trazidas acima? Exatamente como diz o número 7: nos transformamos em consultores para os nossos clientes.


Já que estamos em contato diário com mais de 20 redes de franquias, ouvimos diversos pontos de vista, enquanto quem trabalha em uma franqueadora se limita, muitas vezes, a sua realidade.


Por isso nosso time de Customer Success foi desenvolvido para ser aquele “braço” que faltava no time e ajudar a minimizar os prejuízos!


A cultura de sucesso do cliente sempre foi algo muito forte na Yungas, entre todos os colaboradores, porém sabemos que não são apenas eles que precisam dessa força no momento.


Então, caso a sua rede esteja precisando de algum auxílio, ou você conheça alguém que precise, vem falar com a gente! Estamos totalmente dispostos a ajudar.


Meu nome é Laís Cândido e atuo no marketing da Yungas, primeira plataforma de Partner Success para redes do mercado brasileiro.

contato@yungas.com.br

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